quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Curso ensina aproveitar Biomassa da banana verde


O Sindicato Rural de Fernandópolis em parceria com o sistema FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e SENAR/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizou no mês de outubro, o curso “Processamento Artesanal da Banana Verde”.



O objetivo do curso é transformar a banana verde em Biomassas e outros produtos e utilizá-los na preparação de receitas, por meio de técnicas artesanais, para o consumo familiar.


A Biomassa é extraída por meio do cozimento e processamento da banana verde, com tecnologia específica e aproveitamento integral da fruta, casca e polpa, podendo ser aplicado em vários produtos alimentícios.


Contudo, a Biomassa também traz inúmeros benefícios para saúde, como melhoramento da digestão e nutrição. Tais benefícios atingem todas as faixas etárias, desde crianças até pessoas da terceira idade, pois ela é um amido resistente, rica em fibras, contém sais e minerais, potássio e é excelente fonte de energia. A Biomassa da banana verde é um alimento poderoso que ajuda a controlar a glicose, auxilia no emagrecimento e melhora o funcionamento do intestino.


A importância da Biomassa está, principalmente, em sua diversidade de produção. Com ela é possível produzir alimentos muito mais saudáveis e saborosos, agregando mais valor nutricional aos mais variados tipos de alimentos.


Além disso, a Biomassa também contribui melhorando o desempenho econômico na produção de segmentos como: Indústria de panificação, indústria frigorífica, de sucos, confeitaria em geral, aplicação nos cardápios de: restaurantes comerciais, buffets, hotéis, merenda escolar e todo segmento do Food Service, contemplando desde um serviço mais simples até a alta gastronomia.


Os cursos da FAESP e SENAR/SP promovidos pelo Sindicato Rural de Fernandópolis são de formação profissional dirigidos à família do agricultor e de seus empregados, objetivando oferecer alternativas que propiciem o aumento da renda familiar. Eles são totalmente gratuitos, não sendo cobrado taxa de inscrição, mensalidade, nem material didático.




Nenhum comentário:

Postar um comentário