quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curso de Sangria em Seringueira fecha a programação do ano do Sindicato Rural


O Sindicato Rural de Fernandópolis, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou entre os dias 29 e 31 de outubro, o treinamento de Sangria em Seringueira. O curso foi direcionado para pequenos produtores e trabalhadores rurais que atuam diretamente no cultivo da borracha e teve como objetivo ensinar as técnicas apropriadas para a sangria da Seringueira.
Em 24 horas de treinamento, os participantes da capacitação aprenderam sobre a anatomia da Seringueira, os tipos de corte e como são feitas as marcações da linha de corte e a colocação do equipamento de sangria na árvore. Ainda durante o treinamento, ministrado para 20 pessoas, foram ensinadas técnicas para coletar e armazenar o látex, identificar doenças e fazer a avaliação do seringal.
Em 2009, o Sindicato Rural de Fernandópolis também promoveu o treinamento de Sangria em Seringueira, em Indiaporã. O curso é gratuito.

A sangria da seringueira é uma das práticas importantes da cultura, pois determina a vida útil do seringal e sua produtividade, respondendo por, aproximadamente, 60% dos custos totais de borracha produzida. Existem dois tipos de sangrias de seringueira bem definidos – a sangria descendente e a ascendente. A sangria ascendente, se bem feita, produz de 20 a 30% mais que a sangria descendente.

A sangria descendente, mais conhecida e mais aplicada, é feita em meio espiral. Já a sangria ascendente é realizada quando toda a casca virgem da planta acabou na sangria descendente. Permite um descanso maior para a casca, geralmente usada nos 12 primeiros anos de vida da árvore.

A seringueira é uma árvore que precisa de muita água para se desenvolver. A planta demora de seis a sete anos para começar a produzir látex e dar retorno financeiro. Hoje o Brasil produz 100 mil toneladas por ano. 60% saem do estado de São Paulo, só que o consumo nacional é de 300 mil toneladas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário