quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Festa da Uva de Jales alia tradição e inovação


A 7ª Festa da Uva de Jales (SP), que ocorreu no último final de semana, apresentou ao público um ambiente novo, mais amplo e ao ar livre, o que possibilitou a implantação de um parque de diversões e apresentação de shows.


A feira trouxe como destaque a uva Niagara, que apesar de ser considerada pelos produtores uma uva de mesa mais rústica, a Niagara tem custo de produção bem menor do que as outras variedades, como a uva Itália, Benitaka e Red Meire, que quase foram erradicadas da região nos últimos cinco anos.

Segundo os produtores, a facilidade no manejo da Niagara reduz a aplicação de insumos e exige menos mão-de-obra. Além disso, seu preço é superior ao de outras variedades.

Joacir Garcia Franco Junior, 25, técnico agrícola da empresa Agro Sementes de Jales, que atua na região dando assistência técnica ao homem do campo informou que a empresa é parceira da festa desde 2002 e seu objetivo é promover a viabilidade da empresa no setor da viticultura, que representa cerca de 20% de seu faturamento anual.

Quase 100% dos expositores contam com o acompanhamento da empresa e segundo Joacir há sete anos, Jales havia se tornado um grande centro produtor de uvas finas de mesa e a tradição do evento era maior, mas sofreu uma queda que pode ser comprovada após uma pesquisa realizada por um grupo de alunos da Fatec de Jales, coordenado pelo professor Luiz Carlos Floriano da Silva, que revelou uma redução no cultivo da uva nos últimos anos.

No entanto, este ano a feira está recuperando sua identidade, devido a uma maior participação dos produtores que contaram com o incentivo de mudança promovido pela Casa da Agricultura.

Atualmente o município conta com 93 viticultores que ocupam uma área de 165,07 hectares e no ano passado produziram 2.940,4 toneladas.

Reginaldo Teodoro de Souza, 47, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), participou da feira oferecendo ao público uvas sem semente para degustação. As frutas são denominadas BRS Clara e BRS Morena, sendo variedades da Embrapa lançadas em 2003.

Há 16 anos a empresa promove pesquisas na região de Jales incentivando os produtores na produção da nova espécie de uva.


Além da degustação das frutas, a feira também ofereceu um curso sobre degustação de vinhos, ministrado pelo enólogo Carlos Tafarel.








Assista ao video com os melhores momentos da festa:
http://www.youtube.com/watch?v=uD7dKVDBJhA

Nenhum comentário:

Postar um comentário