quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CATI de Fernandópolis oferece cursos especializados









A CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional de Fernandópolis (SP) iniciou, no mês de setembro, o curso “Ordenhador do Futuro”, destinado aos trabalhadores rurais que querem se especializar na atividade de pecuária leiteira.



O curso proporcionará ao trabalhador rural desempregado ou mesmo empregado (que queira aprimorar seus conhecimentos) a oportunidade de se capacitar para exercer a profissão, embasados em conhecimentos técnicos que regem a atividade leiteira moderna.


O curso tem como objetivo abordar temas como: organização e gerenciamento rural; manejo do rebanho leiteiro; boas práticas de produção de leite; manutenção dos equipamentos de ordenha; aplicação de vacinas e medicamentos; inseminação artificial; instalações e manutenção de cercas elétricas e manejo alimentar do rebanho leiteiro.

As 20 vagas oferecidas pelo curso foram preenchidas e, de acordo com a chefe da Casa da Agricultura e médica veterinária, Flávia Vasques, o curso foi realizado em razão da enorme demanda de produtores de leite que buscam mão-de-obra qualificada para ordenha mecânica.



Segundo Flávia Vasques, devido os inúmeros avanços tecnológicos no setor da inseminação artificial, dos piquetes com cerca elétrica e da ordenha mecânica, foi preciso criar uma curso especializado para suprir as necessidades dos produtores. “O objetivo do curso é preparar o trabalhador para o mercado de trabalho com o intuito de garantir um que ele consiga um emprego melhor”, afirma a médica veterinária.




Eduardo Costa de Almeida, 20, aluno do curso e dono de uma propriedade rural em Minas Gerais, aprovou a metodologia de ensino que, segundo ele, superou suas expectativas. “O curso, além de abordar temas importantes como medicina preventiva para doenças contagiosas, também nos atualiza quanto aos avanços tecnológicos e o mais importante, o curso baseia-se em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas, ou seja, você realmente põe a mão na massa”, declarou.



Para realização do evento, o CATI contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Fernandópolis, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Dairy Partners Americas Manufacturing Brasil Ltda. (empresa representante da Nestlé no Brasil), além das empresas Soberana (WestfaliaSurge) e do Banco Genético (Lagoa da Serra), que apoiaram e participaram do evento.




O curso tem duração de dois meses e ao seu término, os alunos receberam certificados constando todos os módulos de participação do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário