quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Santa Casa de Fernandópolis realiza III Leilão de Gado


Promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis em parceria com o Sindicato Rural, o III Leilão de Gado acontece dia 29 de novembro, no Recinto de Exposições Percy Waldir Semeghini, a partir das 14h. O material de divulgação da terceira edição do leilão em prol do hospital foi lançado na última semana.



Assim como nos anos anteriores do evento, antes do leilão haverá um almoço beneficente, organizado por voluntários da Santa Casa. Os convites para o almoço, que tem início às 11h, já podem ser adquiridos na Santa Casa, no Sindicato Rural e com voluntários do hospital. Adultos pagam R$ 10.


A renda do III Leilão de Gado será revertida para a construção da UTI Neonatal, obra que está em andamento, mas ainda precisa de recursos para a finalização do projeto. Quando estiver pronta, esta UTI terá oito leitos para atendimento de crianças de zero a 28 dias de vida e que necessitem de cuidado médico especial e intensivo. Hoje, apenas quatro hospitais na região possuem essa estrutura. A UTI Neonatal vai funcionar no 1º andar do prédio que está sendo construído para o laboratório de análises clínicas e patologia.


De acordo com o presidente da comissão organizadora do III Leilão de Gado da Santa Casa, Edilberto Sartin, a expectativa é superar o número de cabeças de gado leiloadas no ano passado. “Toda a comunidade está apoiando o evento beneficente, que teve bons resultados nas duas primeiras edições. Convido todos para o almoço e depois para o leilão, que será realizado em seguida”, revela Sartin.


O II Leilão de Gado em prol do hospital teve R$ 143,5 mil de lucro, incluindo a renda proveniente do leilão de 250 cabeças de gado e prêmios doados pela comunidade, além do almoço beneficente organizado pelos voluntários da Santa Casa. A renda arrecadada neste leilão foi revertida para a aquisição de um novo aparelho de Raio-X para a Santa Casa. Já o primeiro Leilão de Gado ajudou a levantar parte dos recursos para a construção do IACor (Instituto Avançado do Coração).


A comissão organizadora do III Leilão já começou a fazer contato com pecuaristas de toda região para as doações. Quem se interessar em contribuir, basta entrar em contato com a equipe pelos telefones (17) 3442 2860 (no Sindicato Rural) ou (17) 3465 6122 (na Santa Casa de Fernandópolis).

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CATI de Fernandópolis oferece cursos especializados









A CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional de Fernandópolis (SP) iniciou, no mês de setembro, o curso “Ordenhador do Futuro”, destinado aos trabalhadores rurais que querem se especializar na atividade de pecuária leiteira.



O curso proporcionará ao trabalhador rural desempregado ou mesmo empregado (que queira aprimorar seus conhecimentos) a oportunidade de se capacitar para exercer a profissão, embasados em conhecimentos técnicos que regem a atividade leiteira moderna.


O curso tem como objetivo abordar temas como: organização e gerenciamento rural; manejo do rebanho leiteiro; boas práticas de produção de leite; manutenção dos equipamentos de ordenha; aplicação de vacinas e medicamentos; inseminação artificial; instalações e manutenção de cercas elétricas e manejo alimentar do rebanho leiteiro.

As 20 vagas oferecidas pelo curso foram preenchidas e, de acordo com a chefe da Casa da Agricultura e médica veterinária, Flávia Vasques, o curso foi realizado em razão da enorme demanda de produtores de leite que buscam mão-de-obra qualificada para ordenha mecânica.



Segundo Flávia Vasques, devido os inúmeros avanços tecnológicos no setor da inseminação artificial, dos piquetes com cerca elétrica e da ordenha mecânica, foi preciso criar uma curso especializado para suprir as necessidades dos produtores. “O objetivo do curso é preparar o trabalhador para o mercado de trabalho com o intuito de garantir um que ele consiga um emprego melhor”, afirma a médica veterinária.




Eduardo Costa de Almeida, 20, aluno do curso e dono de uma propriedade rural em Minas Gerais, aprovou a metodologia de ensino que, segundo ele, superou suas expectativas. “O curso, além de abordar temas importantes como medicina preventiva para doenças contagiosas, também nos atualiza quanto aos avanços tecnológicos e o mais importante, o curso baseia-se em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas práticas, ou seja, você realmente põe a mão na massa”, declarou.



Para realização do evento, o CATI contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Fernandópolis, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Dairy Partners Americas Manufacturing Brasil Ltda. (empresa representante da Nestlé no Brasil), além das empresas Soberana (WestfaliaSurge) e do Banco Genético (Lagoa da Serra), que apoiaram e participaram do evento.




O curso tem duração de dois meses e ao seu término, os alunos receberam certificados constando todos os módulos de participação do aluno.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ciranda de Esporte e Lazer Rural promove resgate cultural



Promover o resgate das culturas tradicionais do homem do campo e a integração entre os moradores das comunidades rurais. Esse foi o objetivo da Ciranda de Esporte e Lazer Rural, realizada no final do mês de agosto na Comunidade do Caxi, bairro rural de Fernandópolis.



Durante a terceira edição do evento, que reuniu cerca de 500 pessoas dos 14 bairros rurais do município, foram desenvolvidas atividades que possibilitaram a interação entre as famílias dos produtores rurais.


Lazer e esporte não faltaram. Várias atividades foram realizadas como jogos, gincanas, campeonato de galinhada, caminhada campestre, torneio de futebol e truco. Além disso, por meio do Programa Promovendo Saúde no Campo, foram feitos exames de controle de glicemia e medição da pressão arterial.


“Esse evento é importante porque ao mesmo tempo em que promove a integração das populações dos bairros rurais, também possibilita momentos de lazer, esporte e confraternização para as famílias, além da preservação da cultura do homem do campo”, disse o presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Antônio Mazeti.


A Ciranda de Esporte e Lazer Rural é um programa do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da FAESP (Federação Agricultura do Estado de São Paulo) em parceria com o Sindicato Rural de Fernandópolis e Prefeitura.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Festa da Uva de Jales alia tradição e inovação


A 7ª Festa da Uva de Jales (SP), que ocorreu no último final de semana, apresentou ao público um ambiente novo, mais amplo e ao ar livre, o que possibilitou a implantação de um parque de diversões e apresentação de shows.


A feira trouxe como destaque a uva Niagara, que apesar de ser considerada pelos produtores uma uva de mesa mais rústica, a Niagara tem custo de produção bem menor do que as outras variedades, como a uva Itália, Benitaka e Red Meire, que quase foram erradicadas da região nos últimos cinco anos.

Segundo os produtores, a facilidade no manejo da Niagara reduz a aplicação de insumos e exige menos mão-de-obra. Além disso, seu preço é superior ao de outras variedades.

Joacir Garcia Franco Junior, 25, técnico agrícola da empresa Agro Sementes de Jales, que atua na região dando assistência técnica ao homem do campo informou que a empresa é parceira da festa desde 2002 e seu objetivo é promover a viabilidade da empresa no setor da viticultura, que representa cerca de 20% de seu faturamento anual.

Quase 100% dos expositores contam com o acompanhamento da empresa e segundo Joacir há sete anos, Jales havia se tornado um grande centro produtor de uvas finas de mesa e a tradição do evento era maior, mas sofreu uma queda que pode ser comprovada após uma pesquisa realizada por um grupo de alunos da Fatec de Jales, coordenado pelo professor Luiz Carlos Floriano da Silva, que revelou uma redução no cultivo da uva nos últimos anos.

No entanto, este ano a feira está recuperando sua identidade, devido a uma maior participação dos produtores que contaram com o incentivo de mudança promovido pela Casa da Agricultura.

Atualmente o município conta com 93 viticultores que ocupam uma área de 165,07 hectares e no ano passado produziram 2.940,4 toneladas.

Reginaldo Teodoro de Souza, 47, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), participou da feira oferecendo ao público uvas sem semente para degustação. As frutas são denominadas BRS Clara e BRS Morena, sendo variedades da Embrapa lançadas em 2003.

Há 16 anos a empresa promove pesquisas na região de Jales incentivando os produtores na produção da nova espécie de uva.


Além da degustação das frutas, a feira também ofereceu um curso sobre degustação de vinhos, ministrado pelo enólogo Carlos Tafarel.








Assista ao video com os melhores momentos da festa:
http://www.youtube.com/watch?v=uD7dKVDBJhA