quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Projeto desenvolve chips feito de Mandioca



















Um projeto de geração de renda, desenvolvido no bairro rural Coqueiro de Fernandópolis, chama a atenção pela criatividade e inovação. É o chips feito de mandioca. O produto, que surpreende todos que o experimentam devido à semelhança com a batata chips, já foi até destaque do programa Globo Rural, da rede Globo.


“Delícias do Coqueiro” é o nome do projeto que faz parte, ao lado do “Brasidoces”, de Brasitânia (Distrito de Fernandópolis), dos grupos de capacitação atendidos pelo programa Sistema Agroindustrial Integrado (SAI), do Sebrae, Cati e da Coorperagro, e tem o apoio do Senar, Faesp e Sindicato Rural. O SAI tem cerca de 80 grupos em 57 municípios da Regional Sebrae de Votuporanga.


Para encampar o projeto, o SAI, que segundo o supervisor do programa, Fernando Duarte Conceição, é um convênio com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, organizou reuniões com a comunidade do bairro rural Coqueiro com o objetivo de diminuir o êxodo rural, sensibilizando os produtos rurais e fornecendo informações de como agregar renda aos seus produtos. A partir desses encontros, um grupo formado pelas mulheres dos produtores locais, participou da capacitação ministrada pelo Sebrae, em que foram realizados vários testes com as culturas agrícolas da região, até que obtiveram um bom resultado a partir da produção de chips de
mandioca. O produto é inédito no Estado.


O grupo trabalha de uma a duas vezes por semana, dependendo da demanda pelo produto. Cada pacote de mandioca chips tem 50 gramas. São comercializados 1,5 unidade por mês. São necessários três quilos de mandioca para produzir 41 pacotes do alimento. Hoje, seis famílias são beneficiadas com o projeto. Elas ganham, em média, R$ 150 por mês com essa atividade. O projeto está em andamento há dois anos.


O bairro rural Coqueiro possui 200 propriedades e abriga 120 famílias. É considerado o bairro rural com maior densidade populacional de Fernandópolis.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Meio rural, inteiro global
















Vivemos em um mundo globalizado. Isso quer dizer que usamos tênis importados da Malásia, softwares produzidos na Índia e comemos McDonalds com suco de Carambola. Isso mesmo Carambola – fruta típica brasileira.

Nessa breve introdução queremos demonstrar que existem conhecimento, tecnologia e boas idéias além das grandes metrópoles e dos grupos de investidores da Nasdaq (bolsa de investimento eletrônica).


O meio rural é o celeiro do mundo. Não apenas por fornecer alimentos, mas por todo avanço genético e estudos que são desenvolvidos para melhorar a qualidade do que colocamos na nossa mesa todos os dias.



A visão de homem do campo, aquele caipira simples que vemos em filmes e desenhos, está cada vez mais obsoleta. O produtor rural hoje é high-tech: utiliza chips de rastreamento no rebanho, usa a Internet para saber quando vai chover e tem TV por assinatura em casa. É cumpadi, essa tal de globalização já chegou ao nosso sítio!


Notícias, curiosidades e muita informação. Nosso blog sempre vai ter capim novo.